Blog dedicado a mostrar parte daquilo que deu certo em meu trabalho na Educação Infantil, etapa na qual a criança dá os primeiros passos rumo à paixão pelo saber. "Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la."
(Marina Tsvetana)
Cachinhos Dourados ou Cachinhos de Ouro é um conto que oferece a possibilidade de trabalhar as noções de grandezas e os bons modos com os pequenos. Usar a literatura como eixo norteador dos conteúdos é uma excelente estratégia uma vez que valorizamos o lúdico. Bom trabalho!
Aí galera, publicação do site da revista Nova Escola de 10 brincadeiras para experimentar com as turmas da creche e da pré-escola. É só copiar o link abaixo na barra de endereços:
Estudei esse vídeo na pós e achei muito pertinente. É sobre a liberdade do desenhar na Educação Infantil e resolvi partilhar. Está repleto de ideias...
Educadores, ensinar os valores morais é papel dos pais mas também da escola:
A educação infantil, primeira etapa da educação
básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos
de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social,
complementando a ação da família e da comunidade. (LDB 1996, Cap. II, Seção II, Art. 29º.)
Tendo isso em mente, proponho o planejamento de uma série didática sobre as ditas "Palavras Mágicas". Aí vão alguns recursos que podem nos ajudar nessa tarefa:
1. Filmes da Nanny McPhee (leia a matéria da Época: http://colunas.revistaepoca.globo.com/menteaberta/2010/09/21/as-licoes-que-nanny-mcphee-pode-ensinar-ao-seu-filho/)
2. O episódio "Boas Maneiras" da série do Barney:
Aqui tem o vídeo completo para quem não encontrar o DVD:
Para começar com a nova gurizada, é sempre bom estabelecer limites desde o começo. Promova um bom bate-papo na roda de conversa e estabeleça junto com os pequenos quais seriam as melhores atitudes para manter a harmonia dentro e fora da sala de aula. Em seguida, selecione as regrinhas que se adaptam melhor:
Galera, aí vão algumas sugestões de adereços para a semana de Carnaval.
Primeiro, sugiro trabalhar com a marchinha "Mamãe eu quero". Inclusive, podemos aproveitá-la junto ao período de adaptação dos pequenos e tratar da identidade, do crescimento e do desapego à chupeta. Aí vai o molde da chupeta:
Aqui temos vários modelos de máscaras para o bailinho:
Por fim, há um vídeo ensinando a fazer o "barangandão" (dá um colorido bem legal no bailinho, fazendo a vez da serpentina):